Caravana da Educação para a Cidadania chega ao Alto Vale do Itajaí

7 de maio de 2014

O município de Petrolândia, no Alto Vale do Itajaí, conseguiu reduzir o analfabetismo e reverter a evasão escolar. Dos 6.131 habitantes (Censo 2010), apenas 364 ainda não foram alfabetizados, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Educação. No Ensino Fundamental e Médio estão matriculados 650 alunos, das redes municipal e estadual. Destes, 445 foram atendidos pela Caravana da Educação para a Cidadania, da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, na quarta-feira (7), com três projetos simultâneos para o letramento político infanto-juvenil: Educação para a Cidadania, Política e Democracia e Parlamento Jovem.

Para a Secretária de Educação do município, Rosemere Scheidt Schmitt, a Caravana da Educação para a Cidadania é um complemento de um processo contínuo de procurar caminhos para “encantar” os jovens pelo conhecimento. “Além da qualidade do ensino, primamos pelo resgate dos alunos que abandonaram os bancos escolares”, explicou Rosemere. Segundo ela, cerca de 50 jovens que enfrentam um desajuste entre idade e série escolar, retomaram os estudos em turmas especiais e 24 adultos, na maioria agricultores, que nunca tiveram a oportunidade de estudar, estão sendo alfabetizados em suas comunidades.

A advogada Miriam Ramoniga, responsável pelo projeto Educação para a Cidadania, voltado para os primeiros anos do Ensino Fundamental, falou sobre Direitos Humanos para 249 crianças reunidas na Câmara de Vereadores de Petrolândia. Ela, que usa a arte para alcançar o universo infantil, lembra que é preciso estar atento ao perfil de cada comunidade onde o projeto é aplicado. “A forma de comunicação muda em cada turma. Neste município percebemos que os alunos têm mais facilidade para a integração e estão acostumados a conviver com o processo cultural”, analisou.

O projeto Política e Democracia – Construindo um Novo Olhar, foi ministrado pelo doutor em Educação, Pedro Cabral Filho, que esteve na EEB Hermes Fontes, para conversar com duas turmas do Ensino Médio. Mickael Junior Dias, da localidade de Rio Galego, cursa o primeiro ano e acredita que o palestrante “deixou um monte de coisas boas, principalmente a vontade de estudar”. Na opinião do professor de Língua Portuguesa e Literatura, Diego Steinheuser, “o professor Pedro fala com clareza e propriedade sobre política”. E concluiu. “Ele age como um agente de mudança”.

O terceiro projeto é voltado à preparação dos cinco estudantes do Ensino Médio que representarão a EEB Hermes Fontes na 17ª edição do Parlamento Jovem Catarinense, de 27 a 29 de maio, em Florianópolis. Letícia Cris Barsoti, Tainara Monique Schiestl, Vinício Scmidt, Júlia Gabriela Vanderlinde e Fábio Mateussi serão deputados estudantes por três dias e desempenharão as funções dos parlamentares desde a formação de comissões e eleição de Mesa até a sessão ordinária onde poderão apresentar proposições.

O orientador destes alunos, advogado e consultor da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Armando Agostini, percorre as sete cidades que participarão do Parlamento Jovem e aprovou o nível dos participantes de Petrolândia. “Eles estão muito bem preparados, conhecem o assunto, estudaram para isso e a expectativa é de que representem com muita  capacidade seu município”, afirmou.

As próximas cidades visitadas pela Caravana da Cidadania, que começou dia 28 de abril, em Morro Grande, no Sul do Estado, e passou por Mafra, Alfredo Wagner e Rio Rufino, serão Lebon Régis e Coronel Freitas. Informações: (48) 3221-2828/9968-4895.

Data: 8 de maio

Município: Lebon Régis