Caravana da Educação para a Cidadania já atendeu mais de 1200 estudantes

6 de maio de 2014

O município de Rio Rufino, na Serra catarinense, com pouco mais de 3 mil habitantes, é a quarta parada da Caravana da Educação para a Cidadania que leva três projetos da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira para o interior do Estado. Desde o dia 28 de abril, mais de 1200 estudantes da rede pública e privada foram atendidos. O objetivo é mobilizar 3 mil jovens, em sete municípios, até o encerramento, dia 8 de maio, em Coronel Freitas, região Oeste. As escolas visitadas participam da 17ª edição do Parlamento Jovem Catarinense, que acontecerá de 27 a 29 de maio, em Florianópolis.

A Escola de Educação Básica Djalma Bento, em Rio Rufino, com 367 alunos, será representada pelos alunos do Ensino Médio, Henrique de Souza, Maria Eduarda Lorenzetti, Ana Paula de Souza Martins, Igor Costa Fernandes e Georgia Maria Nuremberger. Eles ficarão por três dias na capital, no final do mês, onde desenvolverão as principais atividades de um parlamentar, desde a formação e funcionamento das comissões permanentes até a realização de sessão ordinária. Em Plenário, apresentarão proposições que podem ser aprovadas oficialmente.

“O Parlamento Jovem Catarinense é um projeto de mão dupla: os estudantes aprendem e o Poder Legislativo ganha com a contribuição desses líderes que traduzem os anseios de suas regiões”, afirma o orientador dos deputados estudantes, advogado e consultor do Poder Legislativo, Armando Agostini. Ele integra a Caravana com a missão de, a cada cidade, das as principais orientações para que os jovens possam ocupar a tribuna, presidir a mesa e desempenhar corretamente as demais funções de um parlamentar.

Segundo o consultor, nos últimos três anos, seis proposições apresentadas durante o Parlamento Jovem tornaram-se leis e outros quatro projetos de lei ainda estão em tramitação. Até mesmo a Constituição do Estado de Santa Catarina pode ser modificada por indicação dos parlamentares estudantes. Duas Propostas de Emenda Constitucional (PEC) que surgiram no Parlamento Jovem foram reapresentadas pelos deputados estaduais.

Essa responsabilidade empolga os próximos representantes de Rio Rufino no Parlamento. A aluna Geórgia afirma que o grupo levará a Florianópolis, no final do mês, um projeto de lei com o objetivo de incentivar os produtores locais a preservar as nascentes e garantir a despoluição dos mananciais. “Nós pesquisamos junto à população e entre os familiares e amigos para garantir que a proposição seja fiel à vontade da comunidade”, explicou.

Projetos simultâneos

Além do Parlamento Jovem Catarinense, mais dois projetos são desenvolvidos durante a Caravana da Educação para a Cidadania. A advogada Miriam Ramoniga já transmitiu noções de Direitos Humanos a mais de 500 crianças do Ensino Fundamental por intermédio do projeto Escola Cidadã. Já o doutor em Educação pela USP, Pedro Cabral Filho, conversou com mais de 700 alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio dentro do projeto Política e Democracia – Construindo um Novo Olhar, uma proposta de reflexão sobre o cenário nacional.

O roteiro da Caravana da Educação para a Cidadania já percorreu as cidades de
Morro Grande, Mafra, Alfredo Wagner e Rio Rufino. As próximas cidades visitadas serão Petrolândia, Lebon Régis e Coronel Freitas. Informações: (48) 3221-2828/9968-4895

Data: 7 de maio
Município: Petrolândia