Caravana da Educação para a Cidadania chega ao Planalto Norte

29 de abril de 2014

O município de Mafra, no Planalto Norte, foi o segundo a receber a Caravana da Educação para a Cidadania promovida pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. As atividades aconteceram no Colégio Mafrense que representará a região na 17 edição do Parlamento Jovem Catarinense, de 27 a 29 de maio, em Florianópolis. Além de preparar os deputados estudantes, mais duas palestras foram realizadas dentro dos projetos “Escola Cidadã” e “Política e Democracia – Construindo um Novo Olhar”. O próximo município visitado será Alfredo Wagner, onde acontecerá o lançamento oficial do projeto, dia 05 de maio.

Bruno Fischer, 15 anos, Guilherme Rodrigo Kornikewski, 19 anos, Mayara Witt, 15 anos, Fernanda Cristina Schutz Gislon, 14 anos e Beatriz Peruzzolo Boldori, 15 anos foram eleitos pelos alunos do Colégio Mafrense. Eles vão desempenhar as funções de deputado estadual durante três dias na capital catarinense e devem apresentar ao Parlamento proposições que possam contribuir para melhorar a realidade da cidade, com pouco mais de 50 mil habitantes (Censo 2010), e da região.

Os estudantes foram orientados pelo advogado e consultor da Assembleia Legislativa, Armando Agostini. Entre os temas abordados constaram o conteúdo do Regimento Interno da Assembleia Legislativa, a importância da comissões permanentes, etc. A professora Claudia Maria Bus comprometeu-se a ajudar a equipe a aprofundar os conhecimentos com base nas apostilas e demais materiais produzidos pela Escola do Legislativo.

Simultaneamente, mais de 60 estudantes do Ensino Médio, assistiram palestra do professor Pedro Cabral Filho, doutor em Educação pela USP. Passeando com desenvoltura por conceitos acadêmicos e por fatos polêmicos da realidade brasileira, o palestrante conseguiu revelar a importância das opções políticas e seus reflexos inclusive no cotidiano dos jovens. Emily Ferrari, 14 anos, descobriu que a corrupção não é a única face da política. “Achei que seria chato, mas o professor foi divertido e prendeu minha atencão”, explicou.

Lucas Rigo, 15 anos, surpreendeu-se com a abordagem de Pedro Cabral Filho que propiciou momentos de reflexão. “Foi muito bacana, no colégio não tem isso, descobri que podemos pensar de uma maneira diferente”. Natalie Beninca, 15 anos, destacou o método “despojado e divertido do palestrante que desconectou política de uma coisa aborrecida”, afirmou.

No período da tarde, cerca de cem alunos, entre cinco e 10 anos participaram do Projeto “Escola Cidadã” que tem como missão abordar as primeiras noções de Direitos Humanos. A advogada, mestre em Ciência Jurídica pela Univali, Miriam Ramoniga, e autora do livro “Meu mundo é seu mundo, meu direito é seu direito”, usou a arte como atalho para conquistar a atenção dos participantes. Segundo Ramoniga, o livro tem uma linguagem “lúdica e emocionante”.

A Caravana da Educação para a Cidadania, que começou em Morro Grande, dia 28, passará por mais cinco municípios, mobilizando cerca de 3 mil alunos da rede pública catarinense até o seu encerramento dia 9 de maio, no Oeste do Estado. Informações (48) 3221-2828/9968-4895. (Rossana Espezin/Escola do Legislativo)

Cronograma da Caravana da Educação para a Cidadania
Data: 05 de maio – Lançamento oficial