Morro Grande é a 1ª cidade a receber a Caravana da Educação para a Cidadania

28 de abril de 2014

Mais de 250 alunos das escolas da rede pública Prefeito Dário Crepaldi e Ana Maria Machado Dal Toé, que sediou o evento, no município de Morro Grande, no Sul do Estado, passaram a segunda-feira (28) aprendendo a olhar a política de uma forma diferente. Desde estudantes dos primeiros anos do ensino fundamental, até formandos do  Ensino Médio, participaram de atividades simultâneas correspondentes a três projetos da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira: “Escola Cidadã”; “Política e Democracia – Construindo um Novo Olhar”  e preparação para o “Programa Parlamento Jovem Catarinense”. A Caravana da Educação para a Cidadania passará por sete municípios, mobilizando cerca de 3 mil alunos da rede pública catarinense, até o seu encerramento dia 9 de maio, no Oeste do Estado.

Mais de 150 alunos entre cinco e 10 anos participaram, de manhã e à tarde, do Projeto “Escola Cidadã”. Elas dialogaram sobre Direitos Humanos com advogada, mestre em Ciência Jurídica pela Univali, Miriam Ramoniga. A autora do livro “Meu mundo é seu mundo, meu direito é seu direito”, usou obras de arte para alcançar o universo infantil. A estratégia fez o estudante Enio Samuel Luiz Silveira Rosa, 10 anos, aluno da quinta-série do Ensino Fundamental a descobrir os direitos das crianças e “parar para pensar sobre coisas diferentes”.

No mesmo período, o  servidor, advogado e consultor da Assembleia Legislativa, Armando Agostini, preparou os cinco representantes da escola Ana Machado Dal Toé para a 17 edição do Programa “Parlamento Jovem Catarinense” que terá sua última etapa de 27 a 29 de maio, em Florianópolis. Os alunos do Ensino Médio, Henrique Correa, 16 anos, Adriani Macarini, 16 anos, Elizania Marcello, 17 anos, Édipo Bosa, 19 anos e Endreo Tramontin Torette, 15 anos, que exercerão as atividades de parlamentar jovem, conheceram melhor o Regimento Interno, a estrutura do Poder Legislativo Catarinense e as atribuições dos deputados.

Jossemar Antonio Daniel, assessor de direção, já passou pela experiência de levar  a  EEB Ana Machado Dal Toé  à terceira edição do “Parlamento Jovem”, em Florianópolis, e está na expectativa de reviver a experiência este ano com o programa ampliado. “Em um município pequeno como o nosso, a discussão sobre cidadania é muito importante para evitarmos condutas erradas como a venda de voto. Precisamos educar os jovens para que acreditem no sistema político”.

Ainda durante a tarde, o professor Pedro Cabral Filho, de Florianópolis, doutor em Educação pela USP, aplicou o Projeto “Política e Democracia”. Ele proferiu palestra para alunos do Ensino Médio sobre a opção pelo conhecimento e, mais especificamente, pelo conhecimento da política. A diretora da escola estadual, Dolores Martins Bosa, acredita que “este encontro contribuiu para mudar a visão distorcida do processo eleitoral que muitos jovens têm e oferecer outro ângulo de visão”.

Aline Coral, secretária de Educação do Município, considerou a experiência especial já que é ex-aluna da EEB Ana Machado Dal Toé. Ela acompanhou os trabalhos da Caravana e destacou a formação voltada aos primeiros anos do Ensino Fundamental. “Notamos que os estudantes maiores já encaram a política como um assunto chato, por isso acredito que a formação do cidadão deve começar na infância”, frisou.

O roteiro da Caravana da Educação para a Cidadania compreende as cidades de Morro Grande e Mafra, Alfredo Wagner – onde acontecerá o lançamento oficial dia 05 de maio – Rio Rufino, Petrolândia, Lebon Régis e Coronel Freitas. Informações: (48) 3221-2828/9968-4895.

Cronograma da Caravana da Educação para a Cidadania:

Município: Morro Grande
Escola: EEB Ana Machado Dal Toé