Caravana da Educação para a Cidadania visita terceiro município

5 de maio de 2014

Mais de 600 estudantes, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, participam das atividades da Caravana da Educação para a Cidadania promovida pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira durante toda a segunda-feira (5), no município de Alfredo Wagner. A Caravana teve início dia 28 de abril, na região Sul, e terminará dia 9 de maio, no Oeste. Durante este período, sete municípios receberão três projetos realizados, simultaneamente, com o objetivo de incentivar o letramento político infanto-juvenil. São eles, o Escola Cidadã, Política e Democracia – Construindo um Novo Olhar, e orientação para o Parlamento Jovem Catarinense. Participaram da abertura oficial, a coordenadora da Escola do Legislativo, Carla Maria Evangelista Vieira Pedrozo, o secretário da Administração de Alfredo Wagner, Emerson Martins, a diretora da EEB Silva Jardim, Maria Nazaré Mazzini, professores e alunos.

Toda a instituição esteve envolvida nas atividades. Enquanto, no ginásio de esportes, a advogada Miriam Ramoniga desenvolvia o projeto Escola Cidadã, usando a arte para transmitir as noções fundamentais sobre Direitos Humanos para dezenas de alunos das primeiras séries do Ensino Fundamental, em outra sala, o consultor da Assembleia Legislativa, Armando Agostini, voltava sua atenção exclusivamente para cinco estudantes do Ensino Médio. Giovana Truppel, Elaine Scheffer, Micaela Castanheiro, Suiane da Silveira e Hanaíra dos Santos Machado exercerão as funções de deputadas estudantes na sede do Poder Legislativo, em Florianópolis, durante a 17 edição do Parlamento Jovem Catarinense, de 27 a 29 de maio. Uma oportunidade única, segundo a definição da aluna do segundo ano do Ensino Médio, Micaela, que, no papel de deputada estudante, pretende lembrar o Parlamento da importância de preservar os recursos naturais de Alfredo Wagner. A cidade é considerada a Capital das Nascentes, abrigando, inclusive, a nascente mais alta da bacia hidrográfica do Rio Itajaí, localizada no cume do Monte Lajeado, a 1.752 metros de altitude.

Já o professor Pedro Cabral Filho, doutor em Educação pela USP, realizou três palestras. Ele é o responsável por desenvolver o projeto Política e Democracia – Construindo um Novo Olhar. Com descontração, o educador falou sobre música e temas polêmicos, preconceitos e cidadania e apresentou a filosofia grega para turmas do Ensino Médio e Fundamental, ao mesmo tempo que resgatou o peso da opção e da ação política nas atividades cotidianas.

A coordenadora, Carla Pedrozo, conversou com os estudantes sobre as ações da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira e a importância de manter um relacionamento estreito com as comunidades catarinenses. De acordo com a coordenadora, a Caravana da Educação para a Cidadania deve mobilizar cerca de 3 mil alunos da rede pública catarinense até o seu encerramento. Informações (48) 3221-2828/9968-4895.

Cronograma da Caravana da Educação para a Cidadania
Município: Rio Rufino