Escola do Parlamento Jovem usa voto eletrônico para eleger representantes

11 de setembro de 2014

Esta é a primeira vez que o Colégio Solange Maria Lopes Borba, do município de São João do Sul, localizado no Sul do Estado, participa do programa Parlamento Jovem Catarinense, que acontece em novembro deste ano, na Assembleia Legislativa da Santa Catarina. Em sua 18º edição, o programa desenvolvido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira acompanhou, nesta quinta-feira (11), a votação dos alunos candidatos a deputado estadual jovem.

De forma inovadora, esta também foi a primeira vez que uma escola realizou sua eleição com a votação na urna eletrônica. De maneira rápida e segura, os estudantes com idades entre 15 e 16 anos vivenciaram na prática o processo eleitoral. Dirigida pela professora Gioslaine Pereira Magnus, a instituição que atualmente possui 380 estudantes oferece aos alunos o ensino médio integrado ao curso técnico de suporte e manutenção de computadores, de onde, segundo a diretora, surgiu a ideia de desenvolver um sistema informatizado de votação para eleição dos deputados-estudantes.

Segundo Gioslaine, a possibilidade de participar do projeto foi bem recebida pelos alunos. “Desde a primeira palestra sobre o que é o Parlamento Jovem, realizada há 15 dias, no colégio, por profissionais da Escola do Legislativo, os estudantes estão empenhados a eleger seus representantes, a partir das melhores propostas apresentadas durante o período de campanha.

De acordo com a gestora, a escolha dos candidatos ocorreu de forma democrática. Aqueles que se interessaram em concorrer a uma vaga participaram de um processo de seleção através de um questionário, com pergunta especificas relacionadas a política. Elaborado por professores de história e sociologia, o questionário ajudou de maneira sucinta selecionar dos 23 estudantes inscritos 10 candidatos com maior identificação com a política para representar os interesses não apenas da escola, mas da região. “Desses 10 estudantes-candidatos, cinco serão eleitos”, informou a diretora. A apuração dos votos estava prevista para começar às 21 horas desta quinta.

Na visão do professor de sociologia Gilberto Clestino Pinto, o programa Parlamento Jovem vai de encontro a opinião dos brasileiros de que o jovem não tem interesse pela política, mostrando que o que falta é oportunidade para eles participarem e expressarem suas ideias. “Desses 10 alunos selecionados, todos têm uma visão ampla sobre política. Ambos possuem pré-projetos interessantes a serem apresentados no Legislativo, entre os temas mais abordados, a educação ganhou destaque”, frisou.

Estudante do 1º ano do curso de informática, a estudante-candidata Tamires Pereira  destaca que entre suas ideias e propostas, a agropecuária, responsável por 80% da economia da região, é um dos setores que precisa ser repensado. “Tanto os cultivadores de arroz, fumo entre outros produtos são muito castigados pela falta de estrutura, desde o uso de roupas adequadas a utensílio para o manuseio. Essa falta de acesso e informação sobre a necessidade de manusear de forma correta vêm acarretando em sérios problemas a saúde desses produtores”, aponta.

Candidatos do Colégio Solange Maria Lopes Borba

Adriana Rodenbusch