São Francisco do Sul escolhe estudantes para o Parlamento Jovem

10 de setembro de 2014

“Nossos alunos terão a responsabilidade de representar nossa região e não apenas nossa escola”. As palavras do diretor Marcelo de Jesus Miranda refletem a expectativa dos cinco estudantes da Escola de Educação Básica Nicola Baptista, de São Francisco do Sul, eleitos para participar como deputados da 18ª edição do Parlamento Jovem, programa desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em parceria com a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira.

“Agora vamos visitar as câmaras de vereadores, conhecer projetos, para que possamos orientar nossos alunos a elencarem propostas de acordo com a necessidade da nossa região”, completou o educador. A eleição dos cinco representantes da EEB Nicola Baptista foi realizada na terça-feira (9), quando 413 alunos elegeram os cinco jovens deputados, todos do ensino médio, conforme determina o programa.

Porém, puderam votar os pequenos estudantes a partir do 3º ano do ensino fundamental, até os adolescentes do ensino médio. Professores e servidores da escola também foram às urnas. “É muito gratificante poder participar deste programa. Os alunos se sentiram participantes de um processo eleitoral. A questão política é muito importante para a formação do cidadão. Mas não a política partidária e sim a social”, acredita o diretor da escola.

Dos 17 alunos candidatos, apenas quatro eram do sexo masculino. E o resultado das eleições refletiu a dominância feminina no pleito: quatro alunas foram eleitas ao lado de um colega. Estarão em Florianópolis, nos dias 11, 12 e 13 de novembro, participando das atividades parlamentares, os estudantes Layana Rafaela Lisboa Carvalho, Letícia Ramos, Tainah de Lara, Bruno Henrique de Lara e Bárbara Jaqueline Pereira.

Planejamento para os trabalhos
Mas antes de chegar às eleições dos jovens deputados, técnicos da Escola do Legislativo visitaram a escola e prepararam professores e alunos para o processo. Palestras sobre política e cidadania e a importância do Parlamento catarinense são realizadas nas oito unidades de ensino sorteadas a cada semestre para participarem do programa. Todas as regiões do estado são contempladas.

Nesta quarta-feira (10), os cinco alunos receberam orientações sobre técnica parlamentar com o advogado Armando Agostini, consultor legislativo da Assembleia. “Precisamos ter muita precisão nas palavras e cuidar para que as propostas não se tornem inconstitucionais”, ensinou Agostini aos estudantes.

Entre as ideias levantadas por eles, está a criação da Semana de Conscientização sobre Economia Familiar. “Os jovens estão gastando mais do que têm no orçamento familiar. É preciso que aprendam como lidar com o orçamento e o que tem disponível. Pensamos nesta proposta em benefício não só ao nosso estado, mas para todo Brasil”, explicou Tainah, que deve ser a escolhida entre os colegas para defender o Projeto de Lei no Plenário Osni Regis em Florianópolis.

Ao longo das edições do Parlamento Jovem, várias propostas sugeridas e aprovadas pelos deputados estudantes viraram lei, ao serem apresentadas e apreciadas pelos 40 deputados catarinenses.

Estrutura para educação
Outro ponto a ser discutido e aprofundado pelos alunos é a indicação ao governo do estado para que todas as escolas estaduais tenham uma quadra coberta para a realização da prática esportiva, inviabilizada nos dias de chuva – como na escola de São Francisco do Sul.

A professora de Química, Karla Belotto Martins, leciona para os cinco representantes da escola. “Foram muito bem escolhidos, todos são inteligentes, esforçados e dedicados. Podemos esperar coisas boas”, acredita.

Talyta de Lara tem 12 anos e cursa o 7º ano do ensino fundamental. Ela gostou de participar das eleições e aproveitou as palestras sobre política realizadas na escola. A adolescente espera dos representantes do povo mais projetos voltados à melhoria da educação. “É tudo muito desorganizado. E isso atrapalha”, analisa.

O que é o programa Parlamento Jovem
O Programa Parlamento Jovem Catarinense, instituído por intermédio da Resolução nº. 3/2005 e, regulamentado pelo o Ato da Mesa 147/2008, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, visa possibilitar aos estudantes de escolas públicas e privadas momentos de reflexão e ampliação de conhecimentos sobre política, democracia, participação e a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Assembleia Legislativa.

Durante a legislatura dos 40 deputados estudantes, que dura três dias, os participantes têm a oportunidade de vivenciar o dia a dia dos parlamentares catarinenses no desempenho de suas funções.

As inscrições podem ser efetuadas, por email e/ou telefone, no Núcleo de Educação para Cidadania, pelo e-mail cidadaniaescola@alesc.sc.gov.br ou nos telefones (48) 3221-2960 e (48) 3221-2828. As inscrições estão permanentemente abertas e podem ser feitas a qualquer momento pelo diretor ou coordenador pedagógico da escola interessada.

Caravana da Educação para Cidadania
As escolas participantes do Parlamento Jovem têm a oportunidade de receber a Caravana da Educação para Cidadania, da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. Ao passo que os cinco jovens deputados recebem as orientações, os demais alunos participam de palestras sobre política, cidadania e a Constituição.

“Toda escola é envolvida. As formações são para desconstruir aquele dito que toda política é ruim. Isso faz a diferença. Os professores nos indicam que muitas vezes esse tipo de conteúdo é difícil de trabalhar em sala ou não dá tempo. Com a presença da Escola do Legislativo, o trabalho acontece”, observou a gestora do Núcleo de Educação para a Cidadania da Escola do Legislativo, Leia Medeiros Cardoso.

Nesta etapa do projeto, mais de 3.500 alunos serão beneficiados com a caravana em sete cidades catarinenses: Escola de Educação Básica Maria Solange Lopes Borba, de São João do Sul (Sul), Escola de Educação Básica Professora Olívia Bastos, de Tijucas (Grande Florianópolis), Colégio Jesus Maria José, de São Miguel do Oeste (Oeste), Colégio Maria Imaculada, de Curitibanos (Meio Oeste), Colégio Motivação (Região Serrana), Escola de Educação Básica Professor Balduíno Cardoso, de Porto União (Planalto Norte) e Escola de Educação Básica Nicola Baptista, de São Francisco do Sul (Nordeste).