Caravana da Educação para a Cidadania visita São Francisco do Sul

10 de setembro de 2014

O município de São Francisco do Sul, na região Nordeste de Santa Catarina, recebeu quarta-feira (10) a segunda Caravana da Educação para a Cidadania, promovida pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. Os 650 alunos, do Ensino Fundamental ao Médio, do Colégio Estadual Nicola Baptista , em Enseada, tiveram a rotina alterada com a realização de palestras, apresentações de música e reflexão sobre política e democracia.  Na instituição, foram apresentados os projetos Escola Cidadã, O Legislativo na Escola e a preparação técnica dos alunos que serão deputados estudantes no programa Parlamento Jovem Catarinense que acontecerá em novembro. Até o dia 19 de setembro, sete municípios serão visitados.

O projeto Escola Cidadã atendeu aos alunos do Ensino Fundamental com duas atividades diferentes. O desafio era levar para as turmas iniciais um assunto considerado complexo, a Declaração Universal dos Direitos da Criança. Mas o que era um problema ficou agradável por intermédio da música. O professor Jackson Cardoso, com mais de 20 anos de prática, aplicou seu método ao público alvo da Caravana, e com apenas um violão apresentou, cantando, os conceitos fundamentais. “Essas composições já existiam, foram criadas em um ambiente pedagógico, com o mesmo objetivo que temos hoje, de divertir e formar uma consciência nas crianças”, explicou.  Professores e estudantes ganharam CD e cartilha com as letras das músicas e sugestões de exercícios em sala de aula. “É gratificante percorrer o Estado, conhecer a realidade de tantos municípios. É bem marcante”, analisou Jaques.

Já para os alunos da sexta a oitava séries, o projeto Escola Cidadã reservou um debate sobre a Constituição Federal em palestra com a professora de História, Rafaela Duarte.  Para facilitar o entendimento , a professora recorreu ao livro A Constituição Federal, da Editora Casa Amarela, que aborda o tema com leveza. “Os estudantes maiores exigem que o palestrante esteja sempre pronto a buscar soluções novas e pedem que seus limites sejam testados", enfatizou.

Ensino Médio
Uma conversa franca sobre a política foi a proposta do professor de História, Pedro Cabral Filho, doutor em Educação pela USP. Os estudantes, do primeiro ao terceiro ano do Ensino Médio, a princípio resistiram ao tema, mas acabaram aderindo ao ritmo animado do palestrante. “Muito bom, prende a atenção o tempo todo”, falou Adriano Luís da Conceição, 17 anos, aluno do segundo ano. Francile Oliveira de Jesus, 18 anos, formanda, revelou que esta foi sua primeira atividade extra-curricular em 2014 e que foi muito boa”.  Laura Mandelli e Beatriz Moura, ambas com 17 anos, estenderam o assunto para depois da palestra e procuraram o professor para uma foto. “Foi instigante”, definiu Beatriz. A professora de Física, Tiane Schmitt, classificou a palestra de “ótima”.

Parlamento Jovem Catarinense
As escolas que recebem a Caravana da Educação para a Cidadania são as mesmas sorteadas para participar do Parlamento Jovem Catarinense, em novembro, na sede da Assembleia Legislativa. O terceiro projeto da Caravana é voltado, justamente, à preparação técnica desses jovens. O orientador, advogado e consultor da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Armando Agostini, preparou os cinco representantes do Colégio Estadual Nicola Baptista: Layana Rafaela Lisboa Carvalho, Letícia Ramos, Tainah Lara, Bruno Henrique de Lara e Bárbara Juliana Pereira.

Cronograma de visita aos municípios

Porto União – 11 de setembro

São João do Sul – 15 de setembro