Censo traça perfil das câmaras municipais e de seus servidores e vereadores

30 de maio de 2014

Com o objetivo de conhecer o perfil e a formação dos vereadores, dos servidores legislativos e das câmaras municipais, o Parlamento estadual, por meio da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira e em parceria com a UFSC, realiza o 1º Censo Legislativo Municipal Catarinense. O levantamento, iniciado em dezembro do ano passado, abrange as câmaras das 295 cidades do estado.

De acordo com o assessor da Coordenação da Escola, Luciano de Carvalho Oliveira, o censo permitirá que a Escola do Legislativo desempenhe com maior eficiência uma de suas principais atribuições: oferecer capacitação para os legislativos municipais. “Nós vamos conhecer em detalhes nosso público-alvo, que são os servidores e os vereadores. Isso possibilitará que a Escola desenvolva atividades de formação direcionadas à necessidade de cada câmara municipal”, diz.

Jacques Mick, professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC, explica que o censo é composto por três questionários. O primeiro, de caráter institucional, colhe informações sobre a estrutura das câmaras municipais e a sua relação com a comunidade. O segundo é voltado para os servidores dos legislativos, com perguntas sobre o perfil desses funcionários. O terceiro questionário é direcionado aos vereadores e também busca traçar o perfil dos legisladores municipais.

“Temos utilizado de vários canais de comunicação para colher os dados, desde envio do questionário pelos Correios, por e-mail e até entrevistas por telefone”, explica Mick. Até o momento, 250 câmaras concluíram o primeiro questionário do censo.

Janete Brigida Biella, do Núcleo de Pesquisas da Escola do Legislativo, afirma que os dados do levantamento são confidenciais e não serão divulgados de forma individual. “Há um receio por parte de algumas câmaras em expor informações sobre sua estrutura e de servidores em manifestar suas opiniões. Os dados individuais serão preservados”, ressaltou.

Janete informa ainda que os dados sobre a estrutura dos legislativos com relação a computadores e acesso à internet, aliados a informações sobre o conhecimento de informática dos servidores, possibilitaria à Escola do Legislativo catarinense implantar seu núcleo de ensino à distância (EaD).

A expectativa é que o trabalho seja concluído no segundo semestre. Mais informações sobre o censo podem ser obtidas na Escola do Legislativo, pelo telefone (48) 3221-2828.