Parlamento Jovem Catarinense termina com aprovação de cinco projetos de lei

29 de maio de 2014

A 17ª edição do Programa Parlamento Jovem Catarinense terminou na tarde de quinta-feira (29) com a realização de sessão plenária, aos moldes do Regimento Interno da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Os 40 parlamentares estudantes, provenientes de oito regiões do Estado, aprovaram cinco projetos de lei (PL), 15 indicações e uma moção. Os participantes são alunos do Ensino Médio selecionados em suas escolas para o Projeto da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. Eles foram empossados dia 27 de maio e, desde então, participaram de várias atividades legislativas, incluindo formação de comissões permanentes e apreciação de proposições. O próximo Parlamento Jovem Catarinense deverá acontecer de 18 a 20 de novembro.

A presidenta da Mesa, Suelen Scalcon, dirigiu a sessão convidando o primeiro secretário, Jeriel Casagrande, o segundo secretário, Richardson de Melo, e o terceiro secretário, Henrique Correa, para abertura dos trabalhos. Depois de muitos debates, os parlamentares jovens aprovaram o PL 2/2014, que institui a Semana de Combate à Má Postura Corporal, defendido pelo deputado Vinício Schmidt, representante do município de Petrolândia.

Os demais projetos aprovados foram o PL 3/2014, que institui o Dia Estadual de Conscientização para Preservação das Nascentes, proposto pelos parlamentares do município de Alfredo Wagner, na Grande Florianópolis; o PL 4/2014, que institui o Dia Estadual da Preservação do Papagaio-Charão e do Papagaio do Peito Roxo, proposto pelo município de Rio Rufino, e o PL 5/2014, elaborado pelos estudantes de Joinville, que institui o Dia Estadual do Rio Cachoeira.

Das 16 indicações propostas, 15 foram aprovadas. A maioria versava sobre melhorias para a educação e preservação ambiental. A Moção 1/2014, de autoria dos alunos da Escola de Educação Básica Frei Caneca, do município de Lebon Régis, também foi aceita em Plenário. O objetivo foi solicitar a instalação de repetidora de televisão local.

Uso da palavra
Nas breves comunicações, os parlamentares jovens Elizana Marcelo, Mayara Witt, Ana Carolina da Silva, Suiani da Silveira, Maria Eduarda Lorenzetti, Eriton dos Santos, Hevelin Roque e Fábio Matteusi usaram a palavra.

No horário destinado aos partidos, Adriana Macarini representou o Partido Jovem Sul Catarinense; Beatriz Boldori, falou pelo Partido Bem do Brasil; Brendo Malheiros defendeu o Partido do Estudante Democrático e Hanahira Machado foi a eleita pelo Partido Inovador Silva Jardim para usar a palavra. Enrique de Souza  falou pelo Partido Protetor do Meio Ambiente. Maristela Maba foi a deputada do Partido Democrático Lebonregense que usou a tribuna, sendo seguida por Roni Beé, do Partido Juventude Socialista, e Letícia Barsoti, do Partido Jovem em Ação.  

Rossana Espezin/Escola do Legislativo