Seminário Mulheres LBT debate políticas sociais

9 de junho de 2014

Cerca de 40 lideranças participaram, segunda-feira (9), da abertura do Seminário Mulheres LBT (Lésbicas, bissexuais, transexuais), às 15h, no auditório da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. A palestra inaugural foi da advogada, professora universitária e colaboradora da ONU, a venezuelana Tamara Adrian.  Na terça-feira (10), o painel “Feminismos e Identidades do Gênero” vai abrir o evento que terminará quarta-feira (11), na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A enfermeira Carmem Lúcia Luiz, uma das organizadoras, ressaltou a importância de reunir tantas pessoas com informações de diferentes setores de um mesmo movimento. A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres em Florianópolis, Dalva Kaiser, afirmou que novas campanhas LGBT estão sendo encaminhadas: “Eu vejo que o Poder Executivo está bem aberto e que tenho liberdade e autonomia para trabalhar”. A representante do Grupo Acontece Arte Política LGBT, Carla Salasario Ayres, ressaltou a qualidade dos debatedores da tarde que representam a militância, a acadêmica e os movimentos sociais. “Isso é fundamental porque além de um debate formal é preciso mobilização LBT”, lembrou.

A palestra Tamara Adrian, que também encerrará o Seminário, quarta-feira (11), na UFSC, com a palestra “A transexualidade a partir de uma perspectiva legal e de direitos humanos”, manifestou sua preocupação com o aumento do fundamentalismo, que ela classificou como a posição de diversos países que retomam diretrizes tradicionais, defendendo-as de forma absoluta. “Estão posturas parecem estar aumentando a perseguição racial e homofobia no mundo”, analisou a palestrante.

Data e local: 10 de junho – Auditório da Escola do Legislativo

9h: Painel Feminismos e Identidades de Gênero

Feminismos no Brasil: Suely Oliveira (Recife – PE)

Mulher-mulher e outras mulheres: Ana Mello (Recife – PE)