Dirce Heiderscheidt participa da live do projeto “Papo de Ideias”

11 de junho de 2021

A deputada Dirce Heiderscheidt (MDB) foi a segunda participante do projeto “Papo de Ideias”, realizado pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, em parceria com a Bancada Feminina da Assembleia Legislativa. Na tarde desta quinta-feira (10), ela respondeu durante uma live mediada pela jornalista Sande Moraes.

Dirce fez um balanço de sua vida pública, iniciada em Palhoça, no começo dos anos 2000, quando assumiu a Secretaria de Assistência Social do município. Assistente social de formação, logo na primeira eleição que disputou, em 2010, ficou na condição de suplente da Alesc, mas ocupou uma cadeira na Casa durante toda a legislatura 2011-2015.

“Nunca imaginaria poder participar da política, mas o convite foi feito, assumi esse compromisso e sempre com a expectativa de poder contribuir mais, de poder fazer uma sociedade melhor”, contou a deputada.

Dirce se definiu como a “esposa, mãe e avó que gosta de fazer política”. Seu foco no Parlamento são as políticas públicas na área social, com destaque para a defesa da terceira idade, das crianças e adolescentes e das mulheres. “É fazer a boa política, com muita transparência e lealdade.”

Em sua trajetória como deputada, destacou vários projetos que se transformaram em lei, como o Agosto Dourado, o Outubro Rosa e propostas voltadas ao combate à violência contra a mulher. Entre as iniciativas, além das ações em prol do aleitamento materno, a campanha de incentivo à adoção tocou a deputada de forma especial.

“Esse tema me doía muito. Falar da adoção me ajudou muito e eu pude ajudar muito as crianças a ter um lar, uma família como eu tive”, afirmou Dirce, que foi adotada.

A parlamentar é conhecida pelo estilo calmo, voltado ao diálogo. “Essa é minha maneira de ser, calma, serena, o que faz com que a gente muitas vezes não seja considerada uma líder. A gente não precisa se alterar para ser uma líder”, considerou. “Digo que já vi muitas pessoas pecarem e errarem pela arrogância, pela prepotência, nunca vi ninguém errar pela humildade, por saber dialogar.”

Sempre filiada ao MDB, Dirce escolheu a legenda pelo compromisso com os direitos sociais e a luta pela democracia. Integrante do MDB Mulher, ela participa de mobilização pela inclusão da mulher na política partidária, com ações em todas as regiões de Santa Catarina.

Dirce também demostrou preocupação com os índices de violência contra a mulher e de feminicídios registrados no estado. Comentou sobre as ações que desenvolve na Alesc para combater e mudar essa realidade. Recentemente, um projeto da deputada, aprovado na Assembleia, foi transformado em lei. A norma garante a prioridade à mulher vítima de violência nas agências de emprego de Santa Catarina.

A parlamentar também é autora de um projeto de lei que busca aumentar a segurança nas creches, motivado pela tragédia ocorrida em Saudades, no Oeste catarinense, quando três crianças e duas mulheres foram mortas a golpes de espada na invasão da Creche Aquarela por um jovem de 18 anos, no mês de maio.

Sobre o pós-pandemia, Dirce acredita que a retomada econômica será o aspecto mais importante. Ela lamentou que o Brasil tenha demorado para comprar as vacinas contra a Covid-19 e se solidarizou com as famílias das vítimas do coronavírus.
A respeito do futuro, ela quer novamente disputar uma vaga na Assembleia, nas eleições de 2022. “Tenho certeza que posso contribuir um pouco mais para os catarinenses, fazer esse trabalho social, com muita responsabilidade.”

“Papo de Ideias”
O projeto “Papo de Ideias” busca aproximar o Poder Legislativo estadual da sociedade catarinense, por meio de conversas informais com as deputadas, principalmente na questão referente à participação das mulheres na política.

A próxima edição será no dia 24 de junho, às 17 horas, com a deputada Luciane Carminatti (PT). A transmissão será pelo Facebook da Escola e é aberto ao público. Porém, para receber o certificado da palestra, o participante deve se inscrever ou acessar o site escola.alesc.sc.gov.br e clicar no banner “Papo de Ideias”.