Escola completa 12 anos com ações que alcançam mais de 11 mil pessoas

20 de dezembro de 2012

Um público de 11.562 pessoas foi atendido neste 12º ano de atividades da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, comemorado ontem (19). Com ações amplas e consistentes e uma agenda lotada foram ministrados cursos focados na formação política e na educação para a cidadania em três linhas de ação – Programa de Formação de Agentes Públicos e Políticos; Programa de Formação e Aperfeiçoamento Profissional e Programa Conhecendo o Parlamento.

A Escola de Santa Catarina é a terceira do gênero criada no país com o objetivo de promover o aperfeiçoamento constante dos agentes envolvidos com o Poder Legislativo, tanto dos servidores quanto dos próprios parlamentares, fortalecendo sua relação com a sociedade. A Escola do Parlamento catarinense promove reflexão e qualificação de seu exercício como agente político e público.

Programas promovidos pela Escola
No Programa Formação de Agentes Públicos e Políticos mais de 4 mil pessoas participaram dos cursos de cerimonial, de capacitação dos servidores dos legislativos municipais e do programa A Universidade e o Parlamento
As mulheres tiveram espaço especial na programação. A Escola do Legislativo organizou a comemoração do Dia Internacional da Mulher, em vários municípios do estado. Vereadoras e deputadas debateram “A participação da mulher na política e os direitos humanos”. Em março, a Escola também levou o Curso de Formação Política para Lideranças Comunitárias – Associação dos Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi) para os municípios de Jaraguá do Sul, Guaramirin e Barra Velha.

Promoveu a realização dos Seminários Regionais Eleições 2012, uma promoção do Ministério Público de Santa Catarina em parceria com a Assembleia Legislativa, por intermédio da Escola do Legislativo Deputado Lício da Silveira, com a participação da Procuradoria Regional Eleitoral e apoio do Tribunal Regional Eleitoral e Tribunal de Contas de Santa Catarina. O evento teve início em abril, percorreu o interior e foi concluído em Florianópolis, em julho. Os seminários foram levados aos seguintes municípios: Mafra, Joinville, Itajaí, São Miguel do Oeste, São Lourenço do Oeste, Chapecó, Concórdia, Araranguá, Criciúma, Tubarão, Lages, Rio do Sul, Blumenau e Florianópolis.

Programas como o de Enfrentamento ao Bullying e o curso de Gestão Documental foram mais ações da Escola, que contou ainda com a participação de mais de 400 pessoas nos cursos ministrados em Florianópolis: Valores Humanos, Pós-graduação, Formação dos Estagiários do Programa Antonieta de Barros, Intensivo de Língua Portuguesa, Regras das Eleições 2012, Redação WEB, Cerimonial Público e Empresarial, Protocolo, Produção Telejornalismo, Redação e Técnica Legislativa, Atendimento ao Público e Postura Profissional e Reforço Pedagógico para Estagiários do Programa Antonieta de Barros.

Educação para Cidadania
Educação para Cidadania é o programa que reúne maior número de participantes. Este ano, cerca de 8 mil pessoas estiveram envolvidas com as atividades em várias regiões do Estado. O calendário teve início em março, em Florianópolis, Capinzal, Imbuia e São Carlos com os Vereadores Mirins. Em junho, foi promovido o incentivo à Criação do Projeto Vereadores Mirins na Câmara de São Lourenço do Oeste e, em novembro, houve o III Encontro Estadual de Vereadores Mirins, na Capital.

A Escola também apoiou a realização do Fórum sobre Desenvolvimento, Federalismo e Dívidas dos Estados: Centralização do Poder e Dívida dos Estados, em Florianópolis, além do Programa Parlamento Jovem, implantado em 2005, por proposição da deputada Ana Paula Lima (PT).

O Parlamento Jovem, inserido no Programa Educação para a Cidadania, é realizado duas vezes por ano, e já atendeu mais de 500 estudantes com a proposta de estimular a participação da juventude na política. Segundo a parlamentar, a iniciativa de oportunizar os jovens de vivenciar a política de perto é acreditar na transformação da sociedade.