IV Encontro de Vereadores Mirins reúne mais de 350 jovens na capital

14 de novembro de 2013

Mais de 350 jovens de 20 municípios de todas as regiões do Estado participam hoje (14) do IV Encontro Estadual de Vereadores Mirins no auditório Antonieta de Barros, no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis. O objetivo do encontro, promovido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, é oferecer aos estudantes, que participam do Programa Vereador Mirim vinculado às câmaras de vereadores de suas cidades, uma oportunidade de ampliar os conhecimentos sobre política, conhecer a sede do Poder Legislativo estadual, o funcionamento da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, além de trocar experiências.

O coordenador interino da Escola do Legislativo, Luciano de Carvalho Oliveira, destacou que o encontro estadual surgiu na esteira do Programa de Formação de Vereadores Mirins, instituído em 2010, em parceria com as câmaras municipais, para investir na formação política dos estudantes. “Queremos promover a educação para a cidadania e a democracia e incentivar as câmaras que ainda não possuem programas de vereadores mirins a fazê-lo”, explicou.

Durante a parte da manhã, além de visitarem as principais dependências do Palácio Barriga Verde, os vereadores mirins e professores assistiram uma palestra sobre “A Cidadania como Construção Histórica – a Experiência Brasileira”, ministrada pelo consultor legislativo do Senado Federal, professor e historiador Antonio José Barbosa.

Com um discurso descontraído, que revela a experiência de 45 anos de magistério, Barbosa monopolizou a atenção dos participantes para a importância da formação de cidadãos conscientes e lideranças responsáveis. O professor deu uma aula de cidadania baseado em seu próprio currículo: “Eu já fui vereador e acho que o vereador é um deputado municipal, vivência que estes jovens podem experimentar agora e vai influenciar definitivamente em suas vidas e no seu entendimento da política”, afirmou.

Três vereadores mirins participaram ainda da sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, realizada quinta-feira pela manhã. Iohan Pittak, 13 anos, do município de Indaial, Estéfane Lorenzetti, 14 anos, de Guaramirim  e Shélly Vilanova Bastezin, 14 anos, representante de São Lourenço do Oeste, ocuparam a tribuna.

Shélly agradeceu a oportunidade e narrou a trajetória dos vereadores mirins. “Passamos pela angústia da campanha eleitoral nas nossas escolas, da construção de planos de governo, ficamos ansiosos na eleição e também aprendemos a conviver com as cobranças dos eleitores. Agora viemos a Florianópolis, conhecemos a estrutura do Poder Legislativo estadual e entendemos que a política não pode ser desprezada, ela faz parte da vida de todas as pessoas direta ou indiretamente”, concluiu.