Parlamentares jovens visitam presidência da Assembleia Legislativa

28 de maio de 2014

O presidente em exercício da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Joares Ponticelli (PP), recebeu na tarde de quarta-feira (28) os 40 participantes da 17ª edição do Programa Parlamento Jovem Catarinense, executado pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. O programa, iniciado na terça-feira (27), possibilita a estudantes do Ensino Médio uma vivência da atividade parlamentar e ampliação de conhecimentos sobre política, cidadania e participação democrática. Até quinta-feira (29), eles vão receber orientações e exercitar atividades legislativas, como a discussão de projetos nas comissões e a votação das matérias.

No gabinete da Presidência do Poder Legislativo, oito estudantes, representantes das escolas sorteadas de diferentes regiões do Estado, apresentaram ao deputado Ponticelli as proposições que devem ser apreciadas na sessão plenária que será realizada quinta-feira (29), às 14h, no Plenário Deputado Osni Régis. O presidente destacou a importância da experiência já que, segundo ele, “nenhum dos atuais parlamentares catarinenses tiveram essa oportunidade na juventude”.

Ponticelli ressaltou ainda o crescimento da participação feminina no Parlamento Jovem o que pode significar, na opinião do deputado, um futuro promissor para o cenário político de Santa Catarina. “Enfrentamos uma situação dramática para preencher as vagas destinadas por lei às mulheres. Ver tantas jovens participando é uma renovada esperança para nós”, enfatizou.

O presidente concluiu afirmando que o Parlamento Jovem Catarinense é o projeto mais importante desenvolvido hoje pelo Poder Legislativo devido a sua relevância no letramento político dos jovens.