Parlamento Jovem aprova projetos nas comissões; sorteadas escolas para 2013

29 de novembro de 2012

Os 40 jovens parlamentares da 14ª edição do Parlamento Jovem, realizado pela Assembleia Legislativa, por intermédio da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, aprovaram na manhã de hoje (29) projetos das comissões temáticas, após passarem pelas Comissões de Constituição e Justiça e Finanças e Tributação.
Na Comissão de Educação, Cultura e Desporto foram aprovados quatro projetos de lei, três indicações e uma moção. Dos quatro projetos de lei, um institui a Semana do Desporto e o outro a Semana do Movimento Tropeiro Serrano.
Os estudantes mostraram-se profundamente interessados em conhecer os trâmites da elaboração de projetos e do funcionamento do Legislativo. Ricardo Cássio Ribeiro, de 16 anos, aluno do 2º ano do ensino médio da Escola de Educação Básica Frei Caneca, de Lebon Régis, foi designado presidente da Comissão de Educação e confessou não ter o mínimo de gosto pela política até participar do Programa Parlamento Jovem.
“Fiquei muito feliz em poder vivenciar o papel de um deputado. Ser eleito presidente da Comissão de Educação, Desporto e Cultura foi uma das experiências mais interessantes que tive até hoje. Acredito que o povo sem cultura não tem nada. Chegar até aqui e participar desta edição foi difícil, passamos por muitas dificuldades, mas ter esse conhecimento grandioso da política vai ser muito importante para o nosso futuro. Senti muita vontade de atuar na política”, declarou Ricardo.
Jenifer Ludwig, de 14 anos, estudante do 1º ano do Colégio Energia, de Lages, afirmou que a experiência incentiva os jovens a entender e participar do que é mais importante para pensar o futuro do país. “Os jovens preocupam-se com muitas coisas sem importância e não são estimulados ou se interessam pelo que realmente faz diferença na vida social e comunitária. A política determina muitos fatores. Com esse programa passamos a enxergar os acontecimentos sociais de uma forma mais abrangente”.
Ao final da reunião da Comissão de Educação, a estudante de Lages encantou os participantes com uma canção em italiano. Jenifer canta desde os quatro anos, tem uma banda e agora está engajada em participar das decisões políticas do seu município.

Sorteio das escolas para a 15ª edição do Parlamento Jovem
O deputado Joares Ponticelli (PP), presidente da Escola do Legislativo sorteou as oito escolas que irão participar da próxima edição do programa, auxiliado pelo deputado Dirceu Dresch (PT).
Ponticelli falou aos jovens sobre a importância da participação política, não só como exercício da cidadania, mas como uma forma de consolidar a democracia. “Nós somos passageiros e vocês podem ser os próximos a legislar e fiscalizar. De todos os poderes, este é o mais transparente porque é auto-fiscalizado e principal sustentador da democracia. Aqui, somos todos humanos e passíveis de erros, e a maioria é muito bem intencionada. É bom que vocês também saibam disso e não interpretem a política de forma distorcida”.
Dirceu Dresch esclareceu aos jovens que o papel dos parlamentares não é somente o de legislar, mas também o de fiscalizar o Poder Executivo e levar as reivindicações e sugestões da população ao governador e até mesmo ao governo federal.
A edição atual será finaliza na tarde de hoje (29), com sessão ordinária, onde os jovens parlamentares votarão os projetos aprovados nas comissões. Antes da sessão, algumas propostas de projetos foram levadas ao Centro Administrativo do Governo. (Michelle Dias)

Escolas sorteadas para a próxima edição

Foram sorteadas oito escolas, uma de cada região do estado, para participar da 15ª edição do Programa Parlamento Jovem.

Escola de Educação Básica Irmã Maria Felícitas, de Canoinhas

Escola de Educação Básica Humberto Hermes Hoffmann, de Nova Veneza