Visitas às escolas sorteadas marcam início da preparação para 18º Parlamento Jovem

8 de julho de 2014

A primeira etapa da fase preparatória para a 18ª edição do Programa Parlamento Jovem Catarinense teve início na segunda-feira (7), com a visita de representantes do Núcleo de Educação para a Cidadania da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira a duas escolas das oito escolhidas para participar do projeto.

A finalidade dos encontros promovidos nas Escolas de Educação Básica Professora Olívia Bastos, em Tijucas, e Francisca Alves Gevaerd, em Balneário Camboriú, foi apresentar o programa a diretores, coordenadores pedagógicos e professores. Na ocasião, eles receberam materiais de apoio com orientações e puderam sanar dúvidas com servidoras do Legislativo estadual.

O Parlamento Jovem catarinense tem como objetivo possibilitar aos estudantes de escolas públicas e privadas momentos de reflexão e ampliação de conhecimentos sobre política, democracia, participação e vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Assembleia Legislativa.

Cada edição do programa conta com a participação de oito unidades escolares, que representam todas as regiões do estado. Os estudantes das escolas sorteadas elegem cinco representantes, entre os alunos do Ensino Médio com até 21 anos, totalizando 40 deputados jovens. Os participantes recebem formação específica, elaboram proposições e vivenciam a rotina dos parlamentares no desempenho de suas atribuições ao longo de três dias de atividades na sede do Poder Legislativo estadual, em Florianópolis.

Para o diretor da EEB Professora Olívia Bastos, em Tijucas, é uma grande responsabilidade representar a região da Grande Florianópolis, que agrega 21 municípios. “É um momento ímpar, uma grande satisfação, especialmente por ser uma escola rural. Agora se cria uma expectativa muito grande em relação aos alunos no que se refere à participação”, disse o professor Eloi Mariano Rocha. A unidade conta com 260 estudantes do Ensino Médio.

Na opinião do professor Álisson Gregório Nascimento, orientador de leitura do Ensino Médio Inovador na EEB Francisca Alves Gevaerd, em Balneário Camboriú, trata-se de uma oportunidade para mostrar aos alunos outra maneira de encarar a política. “Não adianta só focarmos nos conteúdos e não prepararmos os nossos estudantes para o mundo. É uma grande novidade para alunos e professores. Certamente vamos contribuir com boas propostas”, ressaltou. A escola, que representa a região do Vale do Itajaí, composta por 52 municípios, possui 300 alunos matriculados no Ensino Médio.

Escolas participantes da 18ª edição
As escolas sorteadas no dia 27 de maio, em sessão plenária, para compor a 18ª edição, são:

Escola de Educação Básica Maria Solange Lopes Borba, de São João do Sul (região Sul)

Escola de Educação Básica Professora Olívia Bastos, de Tijucas (região da Grande Florianópolis)

Colégio Jesus Maria José, de São Miguel do Oeste (região Oeste)

Colégio Maria Imaculada, de Curitibanos (região Meio Oeste)

Colégio Motivação, de Correia Pinto (região Serrana)

Escola de Educação Básica Professor Balduíno Cardoso, de Porto União (região Planalto Norte)

Escola de Educação Básica Francisca Alves Gevaerd, de Balneário Camboriú (região do Vale do Itajaí)

Escola de Educação Básica Nicola Baptista, de São Francisco do Sul (região Nordeste)

Próximas etapas
Encerradas as visitas de apresentação do Parlamento Jovem nas oito escolas participantes, a equipe do Núcleo de Educação para a Cidadania promove outros dois encontros nas unidades antes da realização do programa na Capital, previsto para o mês de novembro.

De acordo com a gestora do Núcleo de Educação para a Cidadania, responsável pelo Parlamento Jovem Catarinense, Lea Medeiros Cardoso, os encontros têm como foco a formação política dos estudantes. “Na segunda visita, propomos aos alunos do Ensino Médio um debate sobre política, sistema democrático, papel do Poder Legislativo catarinense e os estimulamos para que se envolvam no processo eleitoral para a escolha dos cinco representantes da escola, que serão os deputados jovens”, explicou.

“Já na terceira visita, retornaremos para oferecer formação técnica aos deputados eleitos, com a orientação de um consultor parlamentar. A tarefa deles é levantar as demandas da região e elaborar proposições para apresentar na Assembleia Legislativa”, complementou. Nesta fase, a equipe da Escola do Legislativo também levará às escolas a “Caravana da Educação para a Cidadania”, com atividades de formação política para todos os alunos.
Avaliação

Em 17 edições do programa, ao longo de nove anos de atividades, 16 proposições de autoria de parlamentares jovens já se tornaram leis em Santa Catarina. Entre elas estão as que instituem o Dia Estadual do Rio Itajaí-Açu e o Dia Estadual de Conscientização do Uso de Agrotóxico. “Os alunos realmente vivenciam, aprendem e percebem a importância da política para a vida em sociedade. Vale destacar que os participantes relatam depois a experiência aos seus colegas, compartilhando os conhecimentos adquiridos. Isso tem feito toda a diferença”, frisou Lea.

A 18ª edição do Parlamento Jovem Catarinense será “especial”, segundo a gestora do Núcleo de Educação para a Cidadania. “Ocorrerá simultaneamente ao momento em que o país inteiro vivencia as eleições. Será muito mais rico trabalhar o processo pedagógico nas escolas, pois os estudantes vão participar do processo democrático de escolha dos representantes da sua idade. Mas, como muitos deles já votam, a experiência da escola será transferida para a realidade, estimulando o debate de propostas, a avaliação dos candidatos.”

Calendário da primeira etapa de visitas

8 de julho: Escola de Educação Básica Nicola Baptista – São Francisco do Sul

9 de julho: Escola de Educação Básica Professor Balduíno Cardoso – Porto União

14 de julho: Escola de Educação Básica Maria Solange Lopes Borba – São João do Sul