Vereadores Mirins trocam experiências na Assembleia Legislativa

8 de novembro de 2012

O Programa de Formação para Vereadores Mirins, da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, teve a segunda atividade dos estudantes, uma troca de experiências entre os vereadores mirins de 18 municípios catarinenses na tarde desta quinta-feira (08). Fruto de uma parceria entre as Câmaras de Vereadores do estado, poderes Executivo e Legislativo, o projeto teve origem nas escolas do estado com o apoio dos legislativos locais, e posteriormente contou com a colaboração da Assembleia Legislativa, que investe na formação política dos estudantes.
Washington Luis Mignoni, técnico legislativo da Coordenadoria de Eventos da Assembleia, apresentou o funcionamento do Parlamento aos estudantes e falou sobre decoro parlamentar. Após sua apresentação, os representantes das cidades catarinenses participantes do III Encontro de Vereadores Mirins discorreram sobre suas experiências. Alguns apresentaram vídeos de seus municípios.
Evelyn Pereira da Rosa, de 15 anos, presidente da Câmara de Vereadores Mirins de Gaspar, discursou sobre a chance que os jovens têm, com este programa, de contribuir, desde cedo, para a melhoria das suas cidades. Segundo ela, o objetivo do projeto é o de buscar a integração entre a Câmara e a comunidade por intermédio das escolas, além de ampliar os conhecimentos sobre política e participação popular.
De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores Mirins de Caçador, Claudio Antônio Klaus Júnior, uma das orientações recebidas durante o programa é a de que todos ajam como agentes multiplicadores dos conhecimentos recebidos e da prática da cidadania. “Em Caçador temos dois anos de legislatura. No primeiro ano e metade do segundo, recebemos aulas e palestras com especialistas nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, educação para o trânsito, política e sexualidade. Os seis meses finais são dedicados às práticas legislativas, quando exercemos na prática as funções de vereadores”.
Para Claudio, além da participação na elaboração de leis e sugestões de melhorias para a comunidade, o programa trouxe muitas outras coisas boas. Claudio também inscreveu-se no programa jovens embaixadores de Brasília e foi selecionado para um curso de imersão em inglês, em julho de 2013. “Vou participar do curso English Immersion Program, na embaixada dos Estados Unidos, em Brasília. Por meio do programa Vereadores Mirins e de outros voluntários muitas oportunidades estão se abrindo para mim, e isso é muito legal”, afirmou o jovem vereador. (Michelle Dias)